Flexibilidade e Evolução

Laboratórios exigem (e necessitam) Flexibilidade e Evolução

O panorama atual na área de análises clínicas envolve mercado extremamente competitivo ao mesmo tempo em que passa por forte regulamentação. Muito embora ambos os aspectos sejam extremamente positivos no longo prazo, trazem sérias e bem presentes preocupações no curto prazo.

O sistema de gestão laboratorial pode ser, neste momento, o grande aliado do administrador. Ou ser o seu pior pesadelo.

Flexibilidade e Evolução

Flexibilidade e evolução tornam-se, assim, qualidades fundamentais do sistema de gestão laboratorial. Neste contexto, o Sistema SCOLA Análise Clínica de Controle Laboratorial é a ferramenta que seu laboratório necessita.

Certo é que as funcionalidades básicas devem estar presentes, pois sem elas não se obtém um mínimo de produtividade na rotina diária. Rastreabilidade completa; personalização de laudos; fórmulas de cálculo, de interpretação textual de resultados e de verificações de consistência; resultados anteriores, inclusive em formato gráfico; aderência a requisitos de certificação e acreditação, inclusive à RDC 302; liberação e assinatura eletrônica de laudos; tratamento de POP’s; gerenciamento de exames encaminhados a Laboratórios de Apoio; interfaceamento integral de equipamentos analisadores são requisitos preliminares. Ou seja, menos que o básico já não atende.

Mas flexibilidade, neste contexto, é essencial.

Embora a rotina básica de um laboratório seja muito similar de um para outro, características como o nível de detalhamento dos registros técnicos, a estrutura física determinada pelo porte e pela disposição dos setores de análise, a estrutura de recepção disponibilizada na sede e em postos de coleta, inclusive os que atendem a hospitais, são aspectos que podem determinar a criação ou não de diferentes níveis de controles e registros.

É cada vez mais importante que os níveis de controle a serem aplicados ao sistema de gestão atendam aos regulamentos técnicos e aos requisitos de controle internos e externos de qualidade, mas é essencial que também estejam em conformidade com os interesses e as necessidades particulares de cada laboratório, inclusive quando diferentes de uma unidade para outra.

A título de exemplo, podemos destacar que na sede do laboratório poder-se-ia prescindir do registro de recepção de amostra, mas que tal registro seria essencial quando do recebimento de amostras de posto de coleta externo. Assim como laboratórios pequenos não necessariamente requerem controles de material por setor, os maiores não podem abrir mão deste registro. Ou ainda, que laboratórios que atendem a hospitais podem necessitar do registro de data e hora de coleta através de coletor de dados do tipo PALM, enquanto outros não requerem tal detalhamento.

Em outra abordagem, a impressão automática de laudos liberados de uma determinada unidade pode ser excelente ferramenta para laboratórios que atendem hospitais que os arquivam nos prontuários. A possibilidade de fazer com que os laudos possam ser impressos e entregues apenas no momento em que o cliente o procurar, ou ainda que clientes e médicos possam obter os resultados a partir de consultas na Internet - ou mesmo Intranet, no caso de laboratórios que atendem a hospitais -, diminui significativamente o custo de impressão e manipulação dos laudos, além de agregar em serviços.

O Sistema SCOLA Análise Clínica de Gestão Laboratorial tem como característica importante justamente a possibilidade de ser configurado para atender às diferentes características de cada laboratório.

Funcionalmente completo, o Sistema SCOLA oferece ainda contador de células, controle interno de qualidade e o Monitor OnTop para acompanhamento visual e sonoro de atendimento de exames importantes, permitindo ainda a criação de integrações com sistemas de gestão hospitalar quando for o caso. A importação dos dados do sistema atual é opção do cliente, que pode contar com o plano de comercialização sem custos iniciais de licença, treinamento, instalação, etc.

 

A estratégia de evolução tecnológica da PRODITEC Sistemas têm garantido milhares de horas anuais de melhoria continuada aos diversos módulos que compõe o Sistema SCOLA, fazendo com que novas características do sistema requeridas por diferentes clientes sejam disponibilizados a todos os demais usuários.

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or